Sereis banhados no Espírito Santo

24/08/2011 14:18

 

Sereis banhados no Espírito Santo

Se pegarmos um lenço e o mergulharmos em uma vasilha com suco de morango, o suco penetra nas fibras do tecido e ele fica vermelho. Se o levarmos à boca, sentiremos o gosto de suco. Se o espremermos, o que sairá dele? Suco, é claro, porque o suco nele penetrou.
Era isso que Jesus estava dizendo ao usar o verbo batizar:

"Vós sereis batizados no Espírito Santo. João vos batizou na água, em penitência, mas vós sereis batizados no Espírito Santo" (At 1,5).

Não se trata de derramar o Espírito Santo em nós, mas de sermos derramados no Espírito Santo.
É como mergulhar um lenço na água: o lenço acaba ficando impregnado, porque todas as fibras do tecido ficam cheias d'água. É preciso que o mesmo aconteça com cada um de nós. "Vós sereis batizados no Espírito Santo." Para que o Espírito nos impregne totalmente, para que penetre em todas as fibras do nosso ser, é preciso que aceitemos ser mergulhados Nele.
Imagine agora que no copo houvesse um bom vinho, vinho forte, e eu mergulhasse um lenço nele e depois apertasse o lenço contra a boca. Eu beberia vinho ou não? E se eu o derramasse na boca várias vezes, ficaria bêbado? Claro! Porque o vinho encharcaria o meu lenço, e o que iria escorrer seria vinho. Não seria só o cheiro do vinho, o gosto e a cor: seria o próprio vinho escorrendo do lenço.
Ser banhados no Espírito é a grande graça que recebemos, de tal maneira Ele toma conta de nós. O que levamos aos outros não somos nós, mas o Espírito Santo.
Daí se conclui uma coisa importante: os dons estão intimamente ligados à graça de receber a efusão do Espírito Santo. Quem foi batizado não pode ficar sem os dons, porque os dons são a mais legítima expressão dele.
Quando somos batizados, quem recebemos? O Espírito Santo, com tudo aquilo que Ele é. Os dons são o próprio Espírito Santo. Quando recebemos o Espírito Santo, recebemos todos os seus dons. E o mais importante é que os dons não são para nós. Ficamos impregnados do Espírito Santo e quando vamos às pessoas levamos o poder, a autoridade, a cura, o consolo, a palavra, a sabedoria, a ciência que vêm do Espírito Santo. Quem cura é o Espírito Santo por meio de nós. Por meio de nós, Ele age e faz a sua obra.
Efusão, dons e carismas do Espírito Santo estão intimamente ligados. É uma questão de querer e pedir.
O trabalho apostólico de orar, de levar cura, de levar libertação, consolo às pessoas, e arrancá-las do pecado, dos vícios, das garras do maligno, vai fazendo com que, como lenço, comecemos a ficar secos, porque vamos nos gastando. O próprio contato com o mundo vai nos tornando áridos. Por isso é que a graça da efusão do Espírito Santo não é uma bênção que acontece de uma vez por todas. A grande graça é que podemos e devemos continuamente ser batizados na efusão do Espírito Santo. É necessário receber a Efusão do Espírito Santo constantemente!

A cada dia precisamos ser batizados no Espírito Santo. Nossos grupos de oração e nossas comunidades precisam ser mananciais aos quais retornamos a cada semana, pois voltamos secos, poluídos e contaminados pela vida, pelo mundo. Nossos grupos de oração e nossas comunidades precisam ser locais onde possamos mergulhar no Espírito Santo.

Quando nos sentimos áridos, temos de nos erguer lá no fundo de nós mesmos e clamar: Vem, Espírito Santo! É por isso que temos encontros, congressos, aprofundamentos, grupos de oração, o estudo da Palavra, os sacramentos, Maria e a oração.

Disse Jesus:
"Quem crer em mim, do seu seio jorrarão rios de água viva"
(Jo 7,38).
Vem Espírito Santo! Que dentro de mim brote esse rio de água viva. Eu quero, Senhor Jesus, quero receber a efusão do Espírito Santo, Peço, Senhor, que se realize em mim a Promessa: "Vós sereis batizados no Espírito Santo".
Sim Jesus, dá-me teu Espírito. Plenifica-me, Senhor. Derrama sobre mim o Teu consolador. Senhor, concede a graça. Realiza a Palavra Senhor Jesus: "Do seus seio jorrarão rios de água viva".
Vem Espírito Santo, preciso de Ti agora, cobre cada um dos meus (nomeie cada pessoa que você deseja abençoar), conduz a tua Igreja. Vem, Espírito Santo, batiza-nos. Precisamos desta graça. Cumpra-se, Senhor, a tua Palavra.
Vem Espírito Santo, e dá-me um novo ardor, novo fervor! Amém!

Do livro "Aspirai aos dons espirituais", Pe. Jonas Abib, Edições Loyola