O núcleo de serviço no Grupo de Oração

28/02/2011 10:29

 

 

 

Olá, irmãos! A Paz de Jesus e o Amor de Maria!
Tenho percebido uma grande dificuldade dos servos em entender a real função do núcleo de serviço do Grupo de Oração. Para tentar sanar estas dúvidas tentarei esclarecer, da forma mais simples possível, a importância desse momento específico para o Grupo de Oração como um todo.
O Grupo de Oração possui três momentos distintos: o Núcleo de Serviço, a Reunião de Oração (reunião aberta a todos, tendo como base o louvor, o Batismo no Espírito Santo e a pregação da Palavra) e o Grupo de Perseverança.
Segundo a apostila 3 do módulo básico da Escola Paulo Apóstolo,

“O Grupo de Oração não se resume apenas à reunião de oração, embora seja o seu momento peculiar. Há necessidade de se ter uma caminhada programada que considere as necessidades dos participantes e como fazer para supri-las de forma contínua e com qualidade.
Um bom planejamento para o Grupo de Oração abrange todos os serviços e ministérios, e assim pode-se trabalhar de forma coordenada porque cada um sabe o que fazer, e todos sabem para onde está indo (...).
“Todo Grupo de Oração carismático tem sua coesão, boa ordem, planejamento e continuidade assegurados pelo núcleo de serviço”, cujas finalidades são:
Avaliar a reunião de oração: Houve ensinamento? Os louvores foram alegres e ungidos? Os cantos levaram o povo a louvar? Como foi a acolhida? Houve profecias e testemunhos? Como foi a pregação?
Acompanhar os fiéis que freqüentam o grupo em suas necessidades pessoais.
Revezar-se na condução da reunião de oração.
Preparar as reuniões do Grupo de Oração, distribuindo os serviços e responsabilidades, escolhendo, preparando a pregação e rezando por aqueles que desempenharão alguma função.

O núcleo de serviço do Grupo de Oração deve reunir-se semanalmente, com dia e horário definido, devendo haver sigilo absoluto sobre tudo o que ali for tratado. Os servos do núcleo devem rezar muito para que o Pentecostes se repita para eles e para todos aqueles que são chamados de acordo com a vontade de Deus.
O núcleo de serviço deve ser formado pelos coordenadores de ministérios (Artes, Pregação, Acolhida, Intercessão, Crianças, Cura e Libertação, etc.) e/ou por servos de confiança do coordenador.
É importante lembrar que a função do Ministério de Intercessão é, acima de tudo, interceder pelas necessidades de todas as pessoas do Grupo de Oração e também pelas decisões tomadas no núcleo de serviço. Ou seja, quem decide como será a reunião de oração é o núcleo de serviço, e não a intercessão. Porém, as moções proféticas recebidas na intercessão poderão (e deverão!) ser levadas ao coordenador do grupo e ao núcleo de serviço, para o devido discernimento.

Fonte: Módulo Básico da Escola Paulo Apóstolo, apostila 3, página 11