GRUPO DE ORAÇÃO

04/03/2011 20:11

GRUPO DE ORAÇÃO


Alguns elementos da reunião de oração, do Grupo de Oração, merecem destaque pela importância que têm em seu conjunto. Não é imperativo que todos estejam presentes em todas as reuniões, mas um maior enfoque deve ser dado sobre o Louvor, a Pregação da Palavra e a Efusão do Espírito Santo.

I- O LOUVOR

O louvor deve acontecer de forma intensa nos Grupos de Oração , eles precisam ser uma assembléia de louvor. Deus precisa ser louvado pelo que Ele é.

“O louvor é a forma de oração que reconhece o mais imediatamente possível que Deus é Deus. Canta-o pelo que Ele mesmo é, dá-lhe glória, mais do que pelo que Ele faz, por aquilo que Ele é. Participa da bem-aventurança dos corações puros dos que o amam na fé antes de o verem na glória. Por ela, o Espírito se associa ao nosso espírito para atestar que somos filhos de Deus, dando testemunho do Filho único em que somos adotados e por quem glorificamos o Pai. O louvor integra as outras formas de oração e as leva Àquele que é sua fonte e o temo final” (CIC n. 2639).

No louvor, as pessoas libertam-se para confiar plenamente no Pai, que as ama incondicionalmente. Colocam sua atenção em Deus, em Jesus, e não em si mesmas. Colocam a atenção naquele que é o Senhor de todas as coisas, e nele se abandonam confiantemente. "

II- A PREGAÇÃO DA PALAVRA

Quando nos debruçamos sobre a Palavra é o próprio Senhor Jesus que se levanta sobre a nossa vida, trazendo a Salvação, trazendo a cura e a libertação.
O verbo é Jesus, o mesmo Jesus cheio de graça e de poder que acolhia as pessoas e as curava, libertava e salvava quando andava pelas estradas e aldeias da judéia e da Galiléia a mais de dois mil anos. Hoje Jesus nos acolhe também através da Palavra e são muitos os testemunhos que temos na Renovação Carismática de pessoas curadas e libertas pelo poder da Palavra de Deus, pessoas que aderiram às verdades de fé e às leis espirituais que a Palavra revela e por isso receberam a cura.
O Verbo é a verdadeira luz que, vindo ao mundo, ilumina todo homem. A luz da Palavra ilumina e dissipa as trevas do pecado, da morte, da tristeza, da doença e da mentira. Nenhuma mentira se sustenta diante da verdade da encarnação, morte e ressurreição de Jesus Cristo, o Verbo de Deus.
A palavra de Deus, pela ação do Espírito Santo, tira o véu que cobre o nosso entendimento e faz com que nos convertamos ao Senhor (cf. 2 Cor 3)


MISSÃO DO GRUPO DE ORAÇÃO

A missão do Grupo de Oração na Renovação Carismática Católica, é:
- Fazer com que as pessoas recebam o batismo no Espírito Santo e tenham suas vidas renovadas, resgatadas e guardem para sempre, no coração, a esperança da vida eterna, a alegria da salvação;
- Levar os participantes a conhecer o desejo de Deus, de um Deus que nos ama profundamente e para quem somos preciosos;
- Buscar uma conversão de vida, de santidade, de comunhão com Deus pela oração e frequência aos sacramentos;
- Viver a unidade com Deus e com o irmãos em comunidade. Ser missionário de Cristo.



III- A EFUSÃO DO ESPIRITO SANTO

Numa reunião de oração verdadeiramente carismática, quando damos espaço para ação do Espírito Santo de Deus, o Pentecostes acontece e o Batismo no Espírito Santo faz com que os carismas se manifestem com o propósito de edificação da Igreja. Quando escutamos o que o Senhor está falando e colocamos em prática, encontramos consolo, alento, força e refúgio nos momentos de dificuldade e tribulação que passamos. Também iremos recordar as palavras na sagrada escritura que nos auxiliam e estaremos trilhando o caminho de santidade que tanto o Senhor nos pede, e assim veremos que Ele nos dá os meios para alcançá-la.
O Espírito penetra nas profundezas de Deus (1Cor 2,10-11), pois Ele é Deus e vem revelar a nós sua perfeita vontade. Dentro do ciclo carismático, falamos em nossos lábios com o auxilio do Espírito Santo - Silenciamos para escutar o que o Seu Espírito nos quer falar.
Os carismas - palavra de ciência - profecia - palavra de sabedoria - visualizações, acontecem para edificação da assembléia e nunca em proveito próprio, ou para vanglória pessoal. os carismas são "ferramentas" úteis para o crescimento do povo de Deus. O exercício dos carismas deve ser uma consequência natural de um grupo de oração que pratica o louvor e cânticos de júbilo inspirados, e assim criam um ambiente espiritual onde Deus encontra "espaço" para se revelar e manifestar sua graça.