formação

25/02/2011 10:22

A vida nos prova para ver nosso valor

Esta é uma Palavra de graça e de esperança, protege quem está em perigo. Rezo com essa passagem bíblica, agora, por todas as pessoas que estão correndo perigo: ameaçadas de morte, sentindo-se aflitas, sofrendo perseguições por causa de sua fé, sofrendo por causa de uma doença.
Nós falamos de salvação e, às vezes, isso parece algo muito distante, parece que a salvação de Deus ocorrerá simplesmente na hora da nossa morte. É isso, mas não somente isso. A salvação do Senhor para você é agora, é hoje.
O que é a salvação de Deus para uma pessoa que está enferma? É a cura ou a força para que ela supere essa enfermidade. O Senhor não deixará você, Ele cuidou de você até agora, não vai abandoná-lo.
O nosso refúgio é Deus, Ele nos dá força para voltarmos ao combate. O Pai nos protege de todo perigo! Quando uma tribulação vem sobre nós, o Senhor tira um bem dessa situação maior para nos fortalecer. Quando você está vivendo um sofrimento, acredite: o Senhor está ao seu lado.
Muitas vezes, a solução não é a que esperamos, mas podemos sempre tirar um bem de um mal. Se Deus Pai nos tira da luta, não há glória porque desistimos. Como Ele nos salva na hora da batalha? Ele entra conosco na luta e nos dá força para perseverar.
A oração cede lugar a Deus, por isso é sempre importante orar para que o Senhor passe à frente das dificuldades. Às vezes é preciso uma situação-limite em nossa vida para que possamos superá-la com a graça do Senhor.
A pessoa que consegue aprender com o sofrimento vive uma alegria diferente, carrega uma luz consigo. Os ventos contrários não são dificuldades, mas sim oportunidades. Todo o fim da estrada é feito de pequenos passos. As contrariedades nos favorecem, nos fazem ver a vida com outros olhos.
A vida nos prova para ver nosso valor. E, enquanto estamos sendo provados, podemos provar do amor de Deus, que nunca nos abandona. Nós que somos de Cristo não podemos tremer com os abalos do mundo. Repita sempre:O Senhor é meu refúgio, minha fortaleza, minha confiança!
Confie em Deus e invoque Seu nome todas as vezes em que estiver passando por uma tribulação. Ele lhe dará uma resposta, se assim fizer com confiança. Quem quer uma resposta, precisa procurar o Senhor. Deus Pai não nos disse que a tribulação não viria até nós, mas que Ele estaria sempre ao nosso lado nos momentos alegres e difíceis. Amém!

 

Nos somos os trabalhadores da ultima hora

Nós estamos, graças a Deus, no tempo da misericórdia, tempo em que o Senhor se põe de braços abertos para acolher a todos que vêm a Ele. Deus é sempre misericordioso, mas também é justo. Haverá um momento em que Ele vai precisar usar da Sua justiça; por isso, volte agora para o Senhor! Ele está esperando por você e pelos seus. Nós estranhamos a conclusão do Evangelho em que o proprietário sai em busca de operários para sua vinha (cf. São Mateus 20, 1-16). A uva tem que ser colhida no tempo exato, por essa razão ele vai de madrugada procurar trabalhadores, e volta às 9h, ao meio-dia, às 15 e às 17h. Por que ele volta tantas vezes? Porque ele é o dono da vinha e os cachos de uva têm que ser colhidos, pois não podem se perder. É por essa razão que ele vai buscar operários também às 17h.

 Há um outro aspecto muito importante nesse Evangelho: vou falar de nós operários que o Senhor manda buscar porque não quer perder suas "uvas". Você é operário do Senhor até mesmo em gratidão por ter sido "colhido" e trazido de volta a Ele. Você é chamado a ser evangelizador e entrar no trabalho do Senhor. Na Igreja há lugar para todos, mas, na evangelização, vocês leigos podem ir aonde os bispos e nós padres não podemos; em primeiro lugar, na sua família, você é o primeiro apóstolo dela; você pai, mãe, filho. Existem muitos filhos que ainda precisam ser "colhidos" pelo Senhor. Você é o apóstolo da sua casa, você é o evangelizador. Dizemos que "santo de casa não faz milagres", mas a grande arma não está na boca, em você ficar falando com a pessoa, mas a grande arma está nos joelhos: reze, reze, reze! Chegue até a cama de seu filho quando ele estiver dormindo e reze por ele.  Queira realmente que seu filho seja resgatado pelo Senhor, queira e não desanime; busque todas as ocasiões. Facilite para que ele se encontre com outros jovens em tantos movimentos que o Senhor tem suscitado na Igreja d’Ele. Você verá o efeito que isso fará. É preciso que você queira a salvação de seus filhos. Quantos filhos e quantas filhas precisam resgatar o pai e a mãe também. Infelizmente, há muitos pais que na nossa cultura são “durões” e não vão à igreja, e precisam ser resgatados pelo Senhor; eles não podem se perder, e é claro que você não quer que eles se percam. E não basta que eles sejam “bonzinhos”, eles precisam voltar a Deus, aos sacramentos. Se nós rezarmos ao Senhor pelos nossos pais e avós, o Senhor buscará o momento para salvá-los, nem que seja o último dia.

 Meu irmão, é preciso trabalhar e querer a salvação de nossos entes queridos! Você está em lugares aonde nós padres não podemos chegar, e você precisa também ser o evangelizador onde você trabalha e para as pessoas que Deus coloca em seu caminho. Precisamos querer a salvação deles, nesses lugares, você está perto dessas pessoas e pode lhes falar e agir. Primeiro a sua própria presença, como alguém do Senhor, incomoda, por isso, você não pode ser uma pessoa chata. Pois só de não se comportar como os outros, você acaba sendo um estranho no "ninho" e isso incomoda.

Nós não somos “carolas” como eles dizem, mas eles também reconhecem que nós fazemos a diferença; e é assim que precisamos ser, pois quando a “coisa aperta” eles buscam a nós. Reze e não perca a ocasião, pois você é apóstolo da última hora, realize a sua missão.

 Meus irmãos, está na hora de acordarmos e darmos tudo de nós, pois o Senhor nos dará o pagamento “daquele que trabalhou o dia todo”. O Senhor quer dar esse pagamento a você, comece onde puder começar; e se você ainda não tem o aprendizado de como levar o Evangelho, fale daquilo que você é hoje, daquilo que você conseguiu; a vida fala mais que mil palavras.

 São Paulo fala: “Irmãos: Cristo vai ser glorificado no meu corpo, seja pela minha vida, seja pela minha morte. Pois, para mim, o viver é Cristo e o morrer é lucro” (Filipenses 1,20c-24.27a). O grande apóstolo foi como um bom operário que não deixou nenhum “cacho de uva” se perder. E ainda diz que só uma coisa importa: viver à altura do Evangelho de Cristo. Diga ao Senhor: “Senhor, é isso que eu quero ser pela Sua graça. Amém!

 

Amar a minha pequenez e a minha pobreza

Deus faz quando assumimos que somos pequenos e pobres! Deus faz as grandes coisas por meio dos pequenos. É para o pequeno e o humilde que Ele manifesta a Sua glória. Para os orgulhosos é difícil acolher a própria pequenez e assumir que são pequenos. Por isso, assuma-se e ame-se. Somos apenas uma “poeirinha”, mas Deus volve o olhar d’Ele para nós. O que agrada a Deus, o que dá liberdade para Ele agir, é, primeiro: quando admitimos que somos pequenos, pobres e humildes; segundo: quando aceitamos e assumimos que somos pequenos. Maria nunca quis ser grande, por isso o Senhor olhou para Ela.  Meus irmãos, quem era João XXIII? Ele só queria ser um pároco da Igreja, viver uma vida de simplicidade, pois sabia que era pequeno. Mas Deus pôs Seus olhos nele e ele foi eleito Papa e, como a Santíssima Virgem Maria, deu o seu “sim”. E quantas maravilhas Deus fez por intermédio dele, que foi chamado de "O Papa bom", porque sabia que era pequeno e também sabia que tudo era por inspiração de Deus. Deus pode fazer coisas grandiosas nas pessoas que assumem seu nada. Lembro que no início de meu sacerdócio, no começo de janeiro, Dom Antônio Afonso de Miranda me chamou e disse "Esse documento [Evangelii Nuntiandi] é muito sério, precisamos colocá-lo em ação; comece como os jovens". Eu vi inspiração nas palavras de Dom Antônio, mas ele não parou por aí. E foi me falando que "os batizados não são evangelizados. Faça alguma coisa!" Eu me senti pequeno diante de algo tão grande. Comecei com os jovens através dos encontros com os Catecumenatos. Mais tarde os desafiei a darem um ano de suas vidas a Deus. Doze jovens começaram comigo a experiência de largar tudo para ser só de Deus e evangelizar. Mas, alguém que estava sentada em sua cadeira disse que era algo muito sério, pois não seria só um ano, mas daria sua vida toda ao Senhor. A única dos doze, que começaram comigo, que ficou até hoje foi a Luzia. É uma história de duas pessoas que tiveram a graça de, assim como Maria, assumir o seu nada. Lembro que a Luzia, quando se confessou comigo, só chorava mais que se confessava. Naquele momento, ela assumiu sua pequenez. Por isso, digo aos meus filhos de comunidade: “O segredo é assumir sua pequenez.  Se nós tivéssemos amado ainda mais nosso nada, Deus teria feito ainda muito mais, mas mesmo assim o Senhor fez em nós maravilhas. É por isso que a Canção Nova existe”. Deus faz quando assumimos que somos pequenos e pobres. Para o Senhor nada é impossível, o segredo está aí. É necessário aceitar e assumir a nossa pequenez e pobreza. Louvemos ao Senhor que faz o impossível naqueles que reconhecem a sua pequenez. 

Foto Padre Jonas Abib

 

Combatentes na provação

A única maneira de criarmos têmpera e nos tornarmos guerreiros. Assim como Jesus sofreu perseguições também os que o seguem sofrerão. Ele próprio disse: "O discípulo não está acima do seu mestre..." (Mt 10,24a). O discípulo acabará vivendo aquilo que o mestre viveu. Se trataram assim a Jesus, o que não farão conosco? Jesus deixa bem claro: "Se alguém quer vir em meu seguimento, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me". (Mc 8,34b). Aí está o nosso adestramento. O Senhor não tem receio de fazer-nos passar pela provação. Ele sabe que precisamos ser provados.  É a única maneira de criarmos têmpera e nos tornarmos os valentes guerreiros de que o Senhor precisa. Não estranhe: os seus combatentes passam por muitas tribulações. Eles são testados no fogo da provação.  Não é possível ser cristão e não ser perseguido. Quem não passa, como Jesus, por perseguições, controvérsias e tribulações de todo tipo, é porque não está vivendo um autêntico cristianismo. Jesus nos mostra isso como bem-aventurança: "Felizes sois vós quando vos insultam, vos perseguem e mentindo dizem contra vós toda a espécie de mal por minha causa. Alegrai-vos e regozijai-vos, porque grande é a vossa recompensa nos céus: foi assim, com efeito, que perseguiram os profetas que vos precederam" (Mt 5,11-12a). Profeta não é aquele que adivinha o futuro, e sim aquele através de quem Deus fala. Somos os meios que Deus usa para falar. Justamente por causa disso, aqueles que não aceitam a Jesus e ao Evangelho, acabam nos agredindo. Na verdade, eles investem contra Aquele que fala e faz em nós. Mas somos nós que acabamos sendo atingidos. Deus nos usa como luz. Por isso incomodamos os que não são d'Ele. E por incomodarmos, eles vêm contra nós. Somos motivo de questionamento para as pessoas que não se importam com Deus. Quero lhes contar o seguinte: uma pessoa muito próxima a mim, contava que aqueles que viviam na sua casa lhe diziam: "Você é como a nossa "consciência", vive nos acusando. Sua presença, seu jeito, suas palavras nos acusam". Essa pessoa não fazia nada disso..., mas os outros se sentiam acusados e agredidos só porque ela lutava para ser de Deus e testemunhar isso com a vida. Portanto, não se iluda! Se somos de Deus, se vivemos de modo cristão, acabamos por incomodar. E é esse incômodo que pode salvar. Na verdade, não somos nós que incomodamos. É o Evangelho que vivemos. A luz de Deus que está em nós. No livro de Jeremias lemos o seguinte:   "Escuto as ameaças da multidão – terror de todos os lados: "Denunciai-o!" – "Sim, vamos denunciá-lo!". Todos os meus amigos íntimos espreitam uma vacilação minha: "Talvez, em sua ingenuidade, se deixe enganar e alcançaremos nosso objetivo; dele nos vingaremos". Mas o Senhor está comigo qual guerreiro temível; meus perseguidores tropeçarão, não alcançarão seu objetivo" (Jr 20,10-11a). Guerreiro temível, poderoso guerreiro, valente guerreiro, no hebraico se expressa por uma palavra só: "Guibor". Deus está querendo fazer de cada um de nós um guerreiro valente: que não tem medo e enfrenta o combate. Na Bíblia de Jerusalém a tradução é "homem de guerra". Isso aponta a identidade da pessoa. Quando dizemos cão de caça, não estamos falando de um cão qualquer, um vira-latas que caça galinhas. Trata-se de um cão de caça. Igualmente conosco: o Senhor nos criou para sermos "homens de guerra". Mas, infelizmente, o mundo nos fez pessoas frágeis: medrosas, inseguras, quebradiças.... O inimigo nos trouxe excesso de conforto para nos tornar "moles". Somos uma geração que não agüenta dor alguma: vivemos recorrendo a analgésicos. Não agüentamos uma caminhada longa. Mas não fomos feitos para isto; pelo contrário: a nossa natureza é de guerreiros. Somos imagem e semelhança de Deus. Se o nosso Deus é "guerreiro", nós também o somos. Precisamos voltar à nossa origem: fomos feitos para a guerra: para a luta, para a vitória, não para sermos "moles". É para isso que o Senhor está nos treinando. O termo "guibor" quer dizer guerreiro: um guerreiro provado. Deus quer e precisa nos provar. Precisamos passar pela prova: somente assim, criaremos têmpera. Essa têmpera é necessária para não sermos derrotados. Deus nos prova na vida, no sofrimento, e na dor, para sermos aprovados e assim conquistarmos a vitória. Não tenha medo da perseguição. Nosso Deus é um "guibor". Por isso, mesmo o fraco e o enfermo diga: eu sou um "guibor". Sim, eu sou guerreiro. Do livro: "Combatentes na provação" de padre Jonas Abib.

 

 

formação

Combatentes na provação

25/02/2011 18:28
  A única maneira de criarmos têmpera e nos tornarmos guerreiros. Assim como Jesus sofreu perseguições também os que o seguem sofrerão. Ele próprio disse: "O discípulo não está acima do seu mestre..." (Mt 10,24a). O discípulo acabará vivendo aquilo que o mestre viveu. Se trataram...